Já imaginou vender consórcios pelo instagram? Um consórcio é uma forma de investir sistematicamente em bens valiosos, como imóveis e veículos, de forma a obtê-los com um menor juros.
A partir do momento que você ingressa em um consórcio, passa a fazer parte de um grupo que reúne diversas outras pessoas interessadas nos bens da mesma categoria selecionada por você.
Todos os membros contribuem mensalmente para um fundo comum, que é usado especificamente para os leilões realizados nas reuniões mensais.
Assim, cada membro pode ser contemplado a qualquer momento, do primeiro ao último mês do consórcio. Ou obter o bem ao final dos meses indicados no contrato.
Há anos o consórcio é usado para facilitar a compra de carros e imóveis.
Contudo, ao longo das décadas, as instituições começaram a entender as necessidades dos consumidores e, assim, ampliaram a gama de produtos e formatos de consórcio.
Mais ainda, se antes os corretores trabalhavam com marketing direto, agora há sites, páginas e perfis especializados nisso na web, possibilitando uma atuação mais próxima e efetiva.
Transição para o marketing digital
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que em 2020 as vendas pela internet cresceram quase 57%.
Com tal perspectiva em vista, é mais do que evidente que empresas de home care SP e vários outros setores estão migrando para a área digital – mais especificamente, para o marketing digital. Com a venda de consórcios não é diferente!
Para se ter uma ideia da importância do mundo digital no Brasil, segundo a Anatel, são 31,68 bilhões de lares conectados.
Na ocasião da pandemia, o comércio eletrônico no Brasil gerou 9,4 bilhões de reais em abril de 2020, 81% a mais do que em abril de 2019.
Então, agora é o melhor momento para investir em negócios online e/ou movimentar seu empreendimento no mundo digital.
E é sobre isso que nós vamos falar hoje: como você, corretor ou corretora, pode aumentar suas vendas de consórcio usando este cenário atual, principalmente considerando o uso das redes sociais.
A divulgação de consórcio pelo Instagram
Antes de nos aprofundarmos na estratégia, é preciso considerar alguns aspectos e oportunidades das mídias digitais.
Afinal, quais são as reais oportunidades que a internet abriga em termos de divulgação de vendas de consórcios?
À primeira vista, pode parecer uma pergunta difícil de responder, mas essa não é mais a realidade, visto a ampla gama de ações que podem ser realizadas nesses meios para obter sucesso em campanhas de vendas diversas, inclusive de consórcios.
Para se ter uma ideia desse potencial, basta pensar na quantidade de perfis, anúncios e postagens sobre a ampla variedade de temas que você vê todos os dias no Instagram: serviços de enfermagem domiciliar, lojas de roupas, restaurantes, serviços de advocacia…
Há espaço para todos e mais diferentes negócios, necessidades e públicos – e para a venda de consórcios o mesmo ocorre.
Agora, confira a seguir algumas estratégias que pode aplicar para divulgar consórcios a partir do Instagram.
Vá além do produto
A primeira dica é fundamental para ser aplicada a qualquer negócio, sendo necessária para efetivar processos de venda: não pensar apenas na divulgação dos produtos.
Assim, no consórcio não seria diferente e é preciso criar relação.
As pessoas desejam comprar experiências, não apenas produtos ou serviços de recarga extintores SP.
Com base nessas informações, use fotos e vídeos desse sonho se tornando realidade, pessoas felizes em um carro ou casa, e faça o seu melhor com um texto, adicionando experiências de pessoas que conseguiram tornar essa ideia uma realidade.
Também é preciso trazer dicas e informações valiosas para esses potenciais clientes, de modo a evidenciar os diferenciais desse modelo de aquisição de produtos e sanar dúvidas acerca do consórcio.
Lembre-se que engajamento e valor são fundamentais para a estratégia nessa rede ter sucesso.
Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais são uma arma poderosa no marketing. Tratam-se de técnicas que provocam uma reação do consumidor.
Reação, aqui, quer dizer, essencialmente, ação. São as principais:
- Clicar em um link;
- Visitar um site;
- Baixar um e-book;
- Comprar o produto.
São estímulos enviados ao cérebro para a tomada de decisões e são frequentemente utilizados para vendas, seja de freezer pequeno preço ou do consórcio de um imóvel
Anunciar uma oferta com urgência – como “compre agora!” – é um tipo de gatilho mental. A prova social também.
Inclusive, no caso do consórcio, a prova social é um dos gatilhos mais valiosos. Isso porque é por meio dele que você poderá demonstrar às pessoas os clientes que ajudou por meio desse serviço, evidenciando os benefícios e as experiências.
Posicione-se na web com planejamento
Não adianta estar em todas as redes sociais publicando o mesmo conteúdo, é preciso ser estratégico ao se posicionar nesses canais para obter bons resultados, como ganhar seguidores e novos clientes.
Para isso, entenda onde você tem a melhor base de potenciais clientes para trabalhar e quais os melhores formatos para isso, aplicando mais energia nessa plataforma. Nas demais, ações complementares podem ser desenvolvidas.
Por isso, antes de iniciar o planejamento para divulgação, identifique onde está seu perfil de cliente ideal e quais são as metas para cada site, verificando se é realmente o Instagram a melhor plataforma.
Assim, do mesmo jeito que uma empresa de manutenção de ar condicionado que deseja aumentar a percepção da marca deve agir de acordo com essa meta, um perfil que irá atuar com consórcio precisa estipular os objetivos de negócio para estabelecer quais ações e conteúdos irá publicar.
Ou seja, se o seu objetivo é aumentar o tráfego do site de venda de consórcios, o plano de ação deve considerar os conteúdos que podem promover essa reação – e assim sucessivamente.
Não se esqueça de criar um plano de conteúdo com cronograma de lançamento e de divulgar esse material. Bem como de entender as necessidades da audiência e responder as dúvidas e interações.
Dificuldades de vender consórcio online
Nós preparamos esse material especificamente porque sabemos bem como pode ser difícil converter clientes para o serviço de cuidadora de idosos ou consórcios na internet.
Isso porque a venda de produtos e serviços como um consórcio presume confiança ampla no relacionamento com a empresa, e isso, infelizmente ou felizmente, é ainda muito associado a situações presenciais.
O que quer dizer que, devido à distância, muitas pessoas podem desistir de fechar negócio por medo de caírem em golpes ou algo do gênero. Por isso, é preciso saber trabalhar esses receios para atrair e reter potenciais clientes.
Para auxiliá-lo a identificar os potenciais empecilhos e como contorná-los, vamos listar as principais dificuldades de comercializar consórcios na web a seguir, confira.
Representantes mal preparados
É muito comum que vendedores ou representantes exagerem na divulgação, prometendo uma solução rápida para cativar o cliente.
Mas isso pode ser uma grande dor de cabeça, porque pode comprometer a venda e a experiência do cliente, e até mesmo deturpar a proposta do serviço – visto que no consórcio não há garantia de tempo para a aquisição de bens.
Muito mais que a imagem, você deve se preocupar com a reputação da instituição.
Dá para dizer muito sobre o projeto contra incêndio da estrutura. Contudo, se ele não corresponder às expectativas criadas, haverá dores de cabeça no futuro.
Lembre-se que o que os corretores dizem gera (ou tira) credibilidade e confiança, bem como interesse no serviço de consórcio – ou de espaços que podem ser adquiridos por meio dele. Portanto, muito cuidado com a abordagem!
Site com usabilidade ruim
Um site desatualizado, com informações antigas e sem direcionar a conversa para o público-alvo pode dar a impressão de que a empresa está ficando para trás, perdendo credibilidade.
Hoje em dia, um site que demora muito para carregar textos e imagens, ou que torna a leitura um problema e gera dificuldade para encontrar informações é um site com usabilidade ruim, o que dificulta a conversão.
O endereço eletrônico da empresa de consórcios deve ser 100% claro e fácil de navegar.
Lembre-se que a concorrência na internet é alta, e quanto mais tempo levar para converter um lead, menos chance de sucesso você tem.
Atendimento muito demorado
Em um universo cheio de concorrentes, é crucial que o atendimento e esclarecimento de dúvidas seja ágil e qualificado para garantir a atenção desse público.
Saiba que muitas empresas, seja de comercialização de consórcios ou embalagem de pizza personalizada, ainda não estão prontas para aceitar leads.
Muitas vezes, um potencial cliente faz uma simulação de consórcio no site da empresa e fica dias sem resposta do consorciado, ninguém acompanha, e esses cadastros promissores não são seguidos.
Às vezes um potencial cliente até manda mensagem, liga, tenta contato para tirar a dúvida e não consegue retorno.
Isso não deve ocorrer. É fundamental estabelecer um fluxo e contar com tecnologias que promovam respostas ágeis e qualificadas para atender o público, possibilitando que eles se convertam no futuro.
5 dicas para realizar a divulgação no Instagram
Agora que você sabe o que não fazer na hora de abordar possíveis clientes, chegou a hora de saber precisamente o que fazer o que isso possibilita para seu negócio.
Pensando especialmente nos recursos que o Instagram oferece, vamos te mostrar um pequeno guia para divulgar os seus produtos lá!
1. Conheça a sua persona
Um dos primeiros passos no mundo do marketing digital é definir com precisão qual perfil você deseja alcançar.
A persona inclui nome fictício, ocupação, lugar de moradia, média de idade e profissão, entre outras características.
Serve para direcionar melhor os conteúdos e estratégias. Dessa forma, os resultados são mais previsíveis e as ações mais efetivas.
2. Saiba valorizar seu produto
A produção de conteúdo deve seguir diretrizes básicas, com posts para introduzir o assunto e posts para clientes já engajados e melhor informados.
O que mais importa é que, em todo caso, o material deve valorizar e destacar as vantagens de contratar o seu consórcio em detrimento de outros.
É uma questão de saber agregar valor rapidamente e atrativamente.
3. Anuncie na plataforma
O Instagram possui recursos ótimos para anunciar serviços e produtos dentro e fora da rede social.
Essa forma de mídia paga é bastante útil para alcançar perfis com maior probabilidade de dizer “sim” à sua oferta.
Então, não negligencie as funcionalidades da plataforma de anúncios do Instagram!
4. Use a prova social
Tem depoimentos de clientes já convertidos? Use-os sem moderação na página da sua empresa.
A chamada prova social é uma das estratégias mais eficazes para melhorar a percepção e as taxas de vendas de qualquer produto – e com consórcios não é diferente!
5. Interaja com frequência
Não deixe nenhum seguidor sem resposta. Os recursos de comentários e mensagens diretas servem exatamente para aproximar marca e consumidor.
Então, faça questão de responder a todas as pessoas que te procuram com uma boa velocidade – essa pode ser a grande diferença para convertê-los efetivamente.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.