5 dicas: Negociar Com o Cliente e Obter Sucesso Vendendo Consórcio

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Preparado para negociar com o cliente e obter sucesso vendendo consórcio? Elaboramos para você cinco dicas essenciais para alcançar o sucesso nas vendas de consórcio. Seguindo estas dicas, você estará contribuindo para a evolução do Sistema de Consórcios. Faça sua parte!

01 Conheça bem seu produto

O Consórcio possui legislação e diversos normativos de funcionamento.

Conhecer seu produto e o mercado é fundamental para negociar com cliente, efetuar uma venda qualificada e passar segurança, não apenas no momento da negociação, mas também ao longo do prazo do grupo.

Seja um especialista no seu produto!

02 Conheça bem seu cliente

Ouvir o cliente é a melhor atitude para entender suas necessidades e oferecer planos adequados.

Pergunte sobre o bem ou serviço desejado, o prazo máximo em que ele deseja conquistá-lo e avalie sua capacidade de pagamento.

Tenha discernimento para oferecer o que for melhor para ele e ética ao orientá-lo sobre as características da modalidade à qual está aderindo.

03 Acredite no produto que você está vendendo.

Não faça falsas promessas ou omita informações na hora de negociar com o cliente. Explore as vantagens do consórcio, mas não deixe de dar todos os esclarecimentos necessários.

Como: formas de contemplação do início ao fim do grupo, atualização do crédito e das parcelas (antes e depois da contemplação), condições para restituições de valores em caso de desistência, dentre outros igualmente relevantes para o consumidor.

Acredite no potencial do consórcio!

04 Busque a felicidade do seu cliente

O sucesso do Sistema de Consórcios depende da realização e da satisfação do consorciado. O cliente insatisfeito pode deixar o grupo de consórcio, o que é negativo para você, para sua empresa e para todo o setor.

Além disso, ele dá referências negativas do produto para sua rede de amigos e familiares e até mesmo na web, o que torna mais difícil a negociar com o cliente que vai pesquisar sobre sua empresa e verificar suas avaliações.

Segundo pesquisa 2018 da ABAC, 38% dos consorciados se informaram com pessoas conhecidas antes de aderir ao consórcio, o que mostra a força da indicação.

Já o cliente satisfeito faz novos negócios, recomenda a modalidade e contribui para a expansão do Sistema.

05 Use o contrato a seu favor

Na hora de negociar com cliente, explique qual a importância de ler atentamente todas as cláusulas do contrato, pois é nele que constam os direitos e deveres do consorciado daquele grupo.

Dê a ele todo tempo necessário e esteja preparado para esclarecer dúvidas.

Ao incentivar a leitura do contrato, você conquista a confiança do cliente e garante que ele esteja ciente de todas as informações importantes.

Agora você já sabe como deve pautar suas vendas para ser um profissional ético, responsável e de alta performance.

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