Competências do Vendedor de Consórcios do Futuro

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O mercado de consórcios, que envolve, é claro, o vendedor, consultor e representante de consórcios, é um mercado em constante crescimento.

Todos os dias, novas modalidades, técnicas e tecnologias surgem para ditar os rumos deste gigantesco setor. E, de fato, o vendedor de consórcio precisa possuir competências para se adaptar as mudanças do mercado e se preparar para o futuro do consórcio.

De fato, além de capacidades técnicas, que envolvem pleno conhecimento do segmento, marketing, vendas e tecnologias que envolvem sistemas de gestão, cálculos e das próprias administradoras, existem também algumas competências extracurriculares em alta no mercado que ditarão a profissão do vendedor de consórcios, assim como diversas outras, no futuro.

Mas afinal, o que define um Vendedor de Consórcio do Futuro? E quais são estas habilidades que você deve adquirir para manter-se atualizado e relevante no mercado?

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) o profissional do futuro é aquele capaz de desenvolver novas competências atreladas a fatores como organização pessoal, gestão de tempo e capacidade de colaboração com a equipe, de modo a dar continuidade a projetos que obtenham êxito.

Pensando nisso, listamos algumas competências que você deve desenvolver para se enquadrar neste novo e promissor perfil profissional.

1 – Inteligência Emocional

Você com certeza já deve ter escutado esse termo por aí. Mas afinal, o que a tão comentada Inteligência Emocional significa? O conceito básico da Inteligência Emocional resume-se à capacidade de identificar e controlar suas emoções e também compreender aquelas de outras pessoas.

Uma boa estratégia para lidar com clientes e contornar negociações complicadas, não é mesmo? Isso torna você o corretor ideal para o seu cliente, se adaptando a qualquer situação.

2 – Técnicas de Negociação

Algumas formas de atendimento ao cliente já foram completamente substituídas por chatbots inteligentes capazes de fazer um contato inicial. Se existe algo que a tecnologia ainda não encontrou uma maneira de substituir, é a nossa capacidade de negociação e, por isso, é que ela é tão importante para o profissional do futuro.

Com conhecimentos em técnicas de negociação, sua capacidade de convencer e persuadir clientes através de suas ideias e conhecimento técnicos fica muito mais apurada para fechar cada vez mais novos negócios!

3 – Criatividade e Inovação

A criatividade não se limita apenas a uma grande ideia que fará com que você obtenha uma promoção na empresa ou crie um novo produto inovador no mercado.

O que muitas pessoas acabam esquecendo, é que a criatividade também é fundamental para otimizarmos nossa rotina, portanto, ser criativo é também encontrar novas maneiras de fazer um trabalho melhor, mais rápido e com mais resultados!

Isso se torna uma das competências fundamentais para o vendedor de consórcio se adaptar às mudanças constantes no mercado de trabalho.

4 – Empatia do Vendedor

Uma das grandes qualidades do vendedor de consórcio de sucesso é a empatia, competência essa que será cada vez mais requerida na rotina profissional.

Ao desenvolver a nossa escuta empática, somos capazes de nos colocar no lugar de nossos clientes para entender suas reais necessidades, criar conexões e oferecer sempre os melhores seguros para aquilo o que elas realmente buscam.

5 – Perfil de Liderança

Ter um perfil de liderança não é exclusividade para gestores. Lembre-se: você pode até não gerenciar pessoas no seu dia-a-dia no trabalho, mas deve gerenciar seu tempo, suas metas e tarefas, o que faz de você o seu próprio líder.

Sendo assim, independente do seu cargo ou posição na empresa, esta é uma competência que você, com certeza, deve desenvolver.

6 – Habilidade para lidar com dados e novas tecnologias

Os dados são o item mais valioso deste século! Ter dados e não saber analisá-los é o mesmo que não tê-los. Por isso, o vendedor de consórcios do futuro deve sempre embasar suas estratégias e decisões em dados, além de ter pleno conhecimento das ferramentas tecnológicas que possibilitam a coleta e análise dos mesmos.

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7 – Seja o Vendedor de Consórcio ideal para seu cliente

Mesmo que seu objetivo no final das contas seja ganhar mais dinheiro, isso não vai ser possível se não estiver sempre em busca de melhoria de processos, otimização de gestão, oferta de melhores seguradoras e boa postura enquanto vendedor. Mas como fazer isso? Vamos detalhar esta competência melhor, acompanhe:

Venda com responsabilidade e conheça as dores o do cliente

Vender com responsabilidade significa realizar uma venda consciente para o cliente. É sua obrigação indicar um grupo/cota que realmente supre as necessidades que ele tem e você identificou na negociação.

Seu comportamento deve ser de um verdadeiro consultor. Assim, será visto como um vendedor de consórcio que realmente pensa no cliente, não como “apenas mais um vendedor”.

Conhecer as dores do cliente é fundamental quando se trata de vender consórcio. Sempre gostamos de ressaltar que é para todos, mas não é sempre para todos. Você precisa vender com esse pensamento para que o cliente também comece a pensar assim e te veja como alguém que quer ajudá-lo.

Converse com o cliente

Após fechar a venda, seu trabalho não acabou, na verdade ele apenas está começando. O follow up de uma venda é muito importante para que seu cliente se sinta ouvido. Ao encerrar a negociação, pergunte para ele como foi o processo e avalie o grau de satisfação.

Além disso, não deixe de manter uma relação próxima para mostrar que se importa com os problemas e necessidades que ele tem e, se for preciso, você estará ali para ajudá-lo. Vocês não precisam ser os melhores amigos, mas ao menos tente ser empático e, claro, ouça mais do que fale!

Você pode adorar ter aqueles clientes que nunca falam com você. Porém, lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. E você quer ser lembrado na hora de uma nova venda ou indicação de consórcio, não?

Não demore para retornar as ligações e mensagens

Pode parecer uma ação simples, mas o fato de você responder os seus clientes com agilidade, sem deixar para o dia seguinte, faz com que eles se sintam muito mais felizes e protegidos.

Na visão de seus clientes, pelo simples fato de responder rapidamente uma dúvida ou necessidade, você já é um ótimo vendedor, diferenciado.

Isso porque eles, muito provavelmente, estão cansados do mal atendimento que enfrentam em lojas, bancos, órgãos públicos etc. Então essa é a sua oportunidade de ser um destaque de agilidade no atendimento.

Além disso, respondendo as mensagens você desafoga a sua caixa de entrada e não acumula diversas conversas para continuar no dia seguinte.

Entre em contato no aniversário do cliente e datas importante para ele

Manter contato com o cliente é um ato muito legal, principalmente se você faz isso em datas importantes para ele, como por exemplo no dia do aniversário. Entre em contato apenas para dar os parabéns, não tente vender nada.

Valorize o que o seu cliente valoriza.

Estimule indicações através de brindes e presentes

Você já pensou em criar um programa de indicações? Isso pode fazer toda a diferença para o seu cliente e para a sua própria representação. Crie, junto com a sua equipe, um programa de indicações, que presenteia o seu cliente por cada indicação que ele fizer e fechar negócio. Pode ser um vale-presente ou até dinheiro mesmo, um repasse em cima da sua comissão. Não tenha vergonha de oferecer.

Além de ganhar uma indicação, você mantém algum contato e fica sendo sempre lembrado pelo cliente. Uma situação como essa é um exemplo perfeito de relação ganha-ganha, onde ambas as partes têm vantagens e saem satisfeitas da negociação. Além de deixar o cliente feliz, você ganha mais dinheiro!

Um programa de indicações só vai funcionar bem se você já é um bom vendedor de consórcio para os seus clientes. De nada adianta não cumprir os outros itens citados anteriormente, e querer achar que um programa de indicações irá salvar a pátria. Não é assim que funciona.

Mantenha-se informado!

Ao buscar informação constante, pode ter certeza que você se tornará um vendedor de consórcio melhor para o seu cliente. Melhore a gestão da sua representação e torne-se cada vez mais especialista em consórcio, mas acima de tudo, ganhe mais dinheiro tornando-se cada vez mais um especialista em seres humanos.

8 – Seja um vendedor produtivo

Um dos maiores problemas no mundo dos negócios, onde temos cada vez menos tempo disponível e mais tarefas a serem cumpridas, é organizar uma rotina que contribua com a produtividade do vendedor de consórcio no exercício de suas funções.

Atualmente, este desafio passa a ser ainda maior por conta das mudanças que todo o mercado está passando. Veja mais algumas dicas, agora sobre como ajudar nesse aumento de produtividade, fazendo com que, tanto a representação quanto o vendedor cresçam.

Use as redes sociais de maneira objetiva e com moderação

De fato, é importante fazer relacionamento e saber o que está acontecendo nos ambientes digitais, mas quem nunca exagerou e perdeu um tempo precioso de trabalho com as distrações do feed? Portanto, para que isso não ocorra, existem algumas ferramentas que ajudam no controle do tempo de utilização das plataformas.

Estabeleça prioridades

A Matriz de Eisenhower é um jeito fácil de definir como priorizar suas tarefas. De fato, pode ser utilizada em papel ou em aplicativos. Além de ser um ótimo método de organização, esta ferramenta facilita a tomada de decisões mais assertivas e prioriza suas tarefas de acordo com graus de importância e urgência.

Mantenha o foco!

Desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 80, a Técnica Pomodoro é uma ferramenta para gestão de tempo muito eficaz utilizada em todo o mundo até os dias de hoje.

Contudo, com a premissa de que pausas frequentes podem contribuir com o aumento de sua agilidade mental, a técnica baseia-se na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

Existem alguns aplicativos específicos para este método que podem ajudar você a adaptar sua rotina com base na Técnica Pomodoro.

Organização visual

A metodologia Kanban, baseada em colunas, é um prático sistema para a visualização macro de suas tarefas, etapas e processos.

Alguns sistemas como o Trello baseiam-se em Kanban para tornar a organização de suas tarefas e os processos que envolvem cada uma delas de um jeito muito mais simples para que você não se perca em meio às suas prioridades.

Sistemas de gestão e cálculo

Informações, dashboards, documentos, propostas e cálculos em um só lugar para que você gerencie suas vendas de onde estiver. Investir em uma plataforma digital de consórcios é investir em facilidade, automação, economia e aumento das suas receitas.

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Com as ferramentas certas, é possível alcançar ótimos números!

Conclusão

Seguindo essas dicas é possível melhorar as suas competências de vendedor de consórcio para se tornar o melhor do mercado.

Se adaptar às tendências em relação ao futuro é o que faz do profissional cada vez mais capacitado e pronto.

Para ver mais conteúdos relacionados ao mercado de consórcios e crescimento profissional acessando o blog da Ololu Plataforma Digital.