9 Segredos para ser um Campeão de Vendas de Consórcio

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O brasileiro não tem o hábito de fazer reserva financeira. Uma pesquisa do Banco Central apontou que 70% dos brasileiros não pouparam nenhuma quantia em 2018. Em 2019, esta estatística permaneceu ruim. Com todo o cenário de 2020, imaginem o resultado deste ano…

Para se ter uma ideia, já existe até o Dia Mundial da Poupança – 31/10, para sensibilizar as pessoas sobre a importância de poupar, investindo e pensando na construção de um futuro sólido e seguro financeiramente.

Baseado nesses dados, o consórcio é uma boa opção. O consórcio é uma modalidade de compra baseado na união de pessoas (grupos), uma espécie de “vaquinha”, onde as pessoas se juntam em grupos e pagam uma mensalidade que cabem no bolso de cada uma delas. Dessa forma, conseguem adquirir bens, como veículo, imóveis e até serviços. E essa estratégia de planejar a compra vem sendo cada vez mais utilizada pelos brasileiros.

Sabendo disso, preparamos 9 segredos para quem vende consórcio se tornar um campeão de vendas. Veja a seguir:

1 – Aquisição Planejada: parcelas acessíveis, que cabem no bolso, tem planos por exemplo de até 70 vezes para comprar uma moto. A pessoa pode não ter 7 ou 8 mil reais à vista, mas R$ 140 por mês ela consegue pagar e, assim, materializar o sonho de ter uma moto 0km;

2 – Gatilho mental: na abordagem faça o cliente se imaginar com o bem, vale dizer: “Imagine você andando no seu carro novo”;

3 – Seja verdadeiro: nunca prometa a contemplação! Informe, baseado no histórico de lances e contemplações, as probabilidades estatísticas e um valor sugerido para o lance. Uma Plataforma especializada em Consórcios pode te ajudar nesta e nas outras dicas, conheça a Plataforma Digital da Ololu;

4 – Facilidade na Adesão: menos burocracia que um financiamento. Mais uma vez a Plataforma Digital da Ololu pode te ajudar, ela permite que a adesão seja feita de forma totalmente online;

5 – Sem juros: a taxa de administração do consórcio, no comparativo, é bem menor que a taxa de juros paga num financiamento;

6 – Lance Embutido: alguns grupos permitem que o cliente use parte do crédito contratado como lance. Isso faz com que fique mais “barato” para ele conseguir contemplar sua carta. Se um grupo está saindo com 40% de lance, o cliente usa 30% de embutido e desembolsa apenas 10% para contemplar sua carta de crédito, por exemplo; 

7 – Poder de compra à vista: enfatize o cliente que, com a carta de crédito contemplada, ele tem o poder de compra à vista, ou seja, consegue negociar um preço menor, o vendedor recebe o dinheiro integral;

8 – Fração: alguns clientes são mais detalhistas e querem saber valores de taxa de administração, fundo de reserva. Neste caso, informe as taxas calculadas de forma mensal, pois a comparação geralmente é com o financiamento, que exibe as taxas mensais. Desta forma você não corre o risco do cliente comparar banana com maça, e demonstra que o consórcio é, de fato, mais barato que o financiamento;

9 – Peça indicações: você sabia que apenas 5% dos vendedores pedem indicações de outros potenciais compradores para seus próprios clientes? Não peça que o cliente compre de você, peça que ele te indique.

Dica de ouro: quem vende consórcio vende sonhos. Use imagens e vídeos;

Dica de diamante: use depoimentos de quem já comprou. Depoimento é uma forma de materializar o sonho;

O mais importante é você ser genuíno e criar uma conexão com o cliente. Deixe a tecnologia te ajudar nos cálculos, demonstrações, relatórios. Foque no relacionamento.

Já conhece a Plataforma Digital da Ololu? Ela foi feita exclusivamente para ajudar os vendedores de consórcio. Experimente Grátis e torne-se um Campeão de Vendas!