Preciso de leads para vender mais consórcio?

Uma das grandes queixas de profissionais de vendas, especialmente aqueles que trabalham com produtos de maior valor como o consórcio, é que faltam leads ou que os leads não são bons. Essa é a mentira que eles se contam. A verdade é que você não precisa de mais leads.

Vender sempre foi uma atividade muito difícil e de muita persistência, com muito mais rejeição que aceitação. Mas ser persistente não basta: é preciso ter estratégia e profissionalismo na abordagem. O que diferencia os vendedores de altíssimo desempenho dos vendedores medianos? Beleza? Simpatia? Carisma? Se você achar que é isso, novamente está acreditando nas mentiras fáceis.

DEFINA SEU PERFIL DE CLIENTE IDEAL

O primeiro ponto é definir o perfil de cliente ideal. A partir daí você deve analisar seu produto com relação à concorrência, tendo os diferenciais e apelo de venda muito claros. Com isso, você conseguirá desenvolver boas perguntas para qualificar seus leads. Que tipos de perguntas você ou sua equipe de vendas fazem aos leads que recebem?

DEFINA E ACOMPANHE DIARIAMENTE MÉTRICAS DE DESEMPENHO

O segundo ponto é que você nunca vai chegar ao máximo de desempenho se não conhecer seus números e usá-los para fazer ajustes e render mais. A qualquer momento você deveria saber quantas prospecções em andamento você tem em cada estágio. A partir do acompanhamento e análise, você conseguirá fazer ajustes que podem aumentar significativamente suas vendas.

O problema é que a maioria dos vendedores não registra e desconhece seus números (fuga da realidade?). Isso significa rebaixar seus padrões de desempenho. Quais são suas principais métricas de esforço e de resultado, acompanhadas no dia a dia?

TRABALHE OS CLIENTES DE ACORDO COM SEU ESTÁGIO NO FUNIL DE VENDAS

Terceiro ponto: definir metas de avanço para cada tipo de cliente. Para isso é necessário saber que tipo de cliente é esse.

Comece pelos qualificados que estão dentro da janela de compras e com familiaridade e vá descendo nesta escala até os clientes que você precisa qualificar. Você ou sua equipe de vendas estão abordando e trabalhando os clientes em todos estes níveis ou só está cuidando de alguns grupos específicos? Vocês estão tentando converter o cliente na etapa certa?

Um alerta: a prospecção feita nos últimos 30 dias repercutirá nos próximos meses. O que você não fizer de prospecção agora, terá impactos percebidos apenas nos próximos 60/120 dias. E lembre-se: ligar mais para os mesmos clientes não é prospectar de verdade, mas talvez seja a única coisa (sem resultado) que você consiga fazer se não cuidar direito dos seus leads.

TENHA INFORMAÇÕES QUALIFICADAS E ATUALIZADAS

Quarto ponto: para saber quem é o cliente com que você está lidando, é fundamental ter informações. Você precisa de um bom sistema de relacionamento com o cliente. A Plataforma Digital da Ololu pode te ajudar neste caso.

Muitas vezes os vendedores tratam sua base de dados e as informações sobre os clientes como lixo, quando são seu principal insumo. A Plataforma Digital não é uma obrigação ou chatice. É uma ferramenta que amplia sua competitividade; faz o vendedor tornar-se mais estratégico e efetivo. É a ferramenta mais importante para gerar fluxo de receita de longo prazo em vendas.

E por que isso? Porque permite que você:

E aí? Seu problema são os leads ou o que você ou sua equipe faz com eles?