Como Vender Consórcio em Tempos de Crise

Como Vender Consórcio em Tempos de Crise

No atual contexto, o Mundo vem enfrentando uma pandemia, mas antes disso o Brasil já estava passando por uma crise econômica e política que tem gerado insegurança para grande parte da população. Com isso, o consumo torna-se mais moderado, o preço de produtos e serviços aumentam e as empresas precisam driblar esse cenário de instabilidade. Diante de tudo isso, será que ainda é possível fechar novas propostas e vender consórcios?

Sim! É possível vender consórcios, mas é necessário se reinventar. Afinal, tempos de crise também são bons para criar novos negócios, revelar talentos e trocar o velho pelo novo. Portanto, no artigo de hoje vamos tratar sobre as principais posturas e comportamentos que você vendedor de consórcios deve ter para superar esse cenário de altos riscos e continuar garantindo sua renda.

Seja Proativo e Inovador

A crise também tem seus pontos positivos, e podemos destacar um deles como sendo a valorização de profissionais criativos, entusiasmados e principalmente proativos e inovadores. Vendedor que passa o dia todo sentando no escritório esperando o cliente bater na porta está com seus dias contados!

Com ou sem crise as pessoas continuam comprando. Afinal, as necessidades ainda existem, o que mudou foram as prioridades. Portanto, sua principal tarefa é entregar uma proposta de valor que faça o cliente compreender que seu produto realmente é algo que ela precisa naquele momento. Mas, fazendo uma abordagem transparente, enfatizando todos os benefícios e comodidades que seu produto oferece. Se estamos passando por uma fase de insegurança, nada mais oportuno do que vender segurança, promover tranquilidade e previsibilidade. Mas de uma forma diferente, inovadora. Nada de passar o dia todo respondendo e-mails, pois isso não se parece em nada com prospecção de clientes.

Algumas atitudes que vão garantir que você saia na frente da concorrência:

a) Acorde cedo, faça sua rotina matinal e comece a trabalhar. Seus potenciais clientes são pessoas ocupadas, mas que provavelmente possuem as primeiras horas do dia mais livres. Portanto, ligue para elas pela manhã, das 08:00 às 10:00;

b) Em tempos de COVID-19, nunca se fez tão necessário o contato virtual, mas evite ficar trocando centenas de e-mails ou mensagens. Utilize o Whatsapp para tirar dúvidas, e faça ligações para o primeiro contato. O telefone ainda continua sendo uma excelente ferramenta de venda;

c) Faça montagem com imagens do seu produto ou serviço ou grave vídeos pelo Smartphone, e os envie para seus potenciais clientes, além de demonstrar que você se importa, sua mensagem terá um alcance direcionado;

d) Use e abuse das Redes Sociais. Crie conteúdos digitais para os Stories, faça comentários relevantes e genuínos nas publicações do Facebook, siga as pessoas mais influentes do seu mercado no LinkedIn. Clientes gostam de novidades, portanto você deve respirar inovação;

e) Estude sobre vendas. Muitos profissionais que trabalham com vendas acreditam que não precisam aumentar seus conhecimentos. Afinal, vender é um talento, certo? Errado! A forma de vender mudou muito nos últimos anos, ou você se aperfeiçoa ou está fora.

Seguindo essas sugestões, você já estará se destacando da maioria dos vendedores. Saia do rebanho, destaque-se!

Mude seus Hábitos e Conte com as Inovações Tecnológicas

Você ainda usa planilha no Excel para atualizar sua lista de clientes? Sua carteira está abarrotada com cartões de visita que você não sabe mais de quem são? Você usa uma agenda de papel com anotações que te fazem se sentir perdido ao organizar ou apresentar suas propostas de venda?

Essas ferramentas eram muito úteis até algum tempo atrás. E hoje, muitas pessoas ainda utilizam esses mesmos recursos. O que na verdade não é um grande problema. Você deve escolher um método que seja funcional para você. Se a velha caneta e papel ainda funcionam bem para o seu estilo de organização, então vá em frente. Mas, gostaríamos que você desse uma chance para as ferramentas tecnológicas que vão facilitar imensamente sua rotina e deixar sua vida mais organizada.

Uma dessas ferramentas é a Plataforma Digital da Ololu. Com ela você poderá guardar seus contatos, fazer notas sobre seus clientes, simular propostas de vendas e envia-las em PDF para seu cliente.

E como isso te ajuda a enfrentar a crise? Lembra que dissemos no tópico anterior que você precisa ser proativo e inovador? Pois bem! A Plataforma Digital da Ololu é uma das ferramentas que vai facilitar sua vida, centralizar várias informações de maneira organizada e fazer com que sua próxima ação seja mais ágil.

A melhor ferramenta disponível na Plataforma Digital da Ololu é o SiMO - Simulador da Melhor Oportunidade. Mas o que é isso e o que ele pode fazer para me ajudar? Bom, o SiMO é uma inteligência artificial que faz o trabalho duro por você. Ele busca dentre todos os grupos e cotas disponíveis, qual a melhor oportunidade para o seu cliente. Em resumo, o que você faz manualmente, ele faz sozinho. Ele encontra o melhor grupo e cota (ou uma composição de grupos e cotas) que possuem o menor custo e que está contemplando com o menor lance possível. Isso faz algum sentido para você?

As novas tecnologias chegaram para facilitar nossa rotina e nos fazer prestar um atendimento personalizado e rápido, valorizando o tempo do seu cliente e aumentando significativamente suas chances de fazer novos negócios.

Dê uma chance, conheça por 10 dias grátis: Plataforma Digital

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: