Como comprar um imóvel sem fazer dívida?

Se você procura por estabilidade e segurança tendo um imóvel próprio para morar ou mesmo para aumentar seu patrimônio e capitalizar com a locação, existem alguns caminhos que você pode seguir. Porém, nem todos eles são vantajosos para o seu bolso, por isso, saber como comprar um imóvel sem fazer dívida é fundamental para garantir que você não tenha problemas com essa compra.

O melhor caminho é conhecer o seu perfil financeiro antes de tomar qualquer decisão, afinal, não existe poder de escolha se você não está bem informado. O objetivo deste artigo é ajudar você a encontrar a melhor maneira de fazer esse investimento sem ficar com o orçamento completamente comprometido.

Continue a leitura e descubra a melhor maneira de adquirir um imóvel sem se endividar.

Qual a importância do planejamento para comprar um imóvel?
Antes de saber a melhor maneira para você comprar um imóvel sem fazer dívida, é primordial entender como andam as suas finanças. Se você ainda não fez o seu planejamento financeiro, não subestime essa etapa.

Muita gente deixa esse plano de lado por achar que é algo complicado e trabalhoso, você também? Saiba que, na realidade, esse processo costuma ser muito simples. O que você precisa fazer em primeiro lugar é anotar cada detalhe do seu fluxo de renda, registrando quanto ganha, quanto gasta, os custos que são essenciais e os que podem ser dispensados.

Logo após definir essas informações, você pode seguir para o próximo passo: equilibrar o estilo de vida à sua renda. Faça os ajustes urgente se perceber que gasta mais do que recebe!

Caso essa não seja a situação, siga para a próxima fase, que é planejar uma porcentagem do salário para montar o capital que será investido na compra do imóvel.

É interessante ressaltar que o planejamento é um ponto crucial quando falamos sobre a compra de um bem, pois ele é importante para ter noção do quanto você pode comprometer da sua renda para esse investimento sem se afundar em dívidas.

Comprar sem fazer dívida?
Algumas pessoas têm a impressão de que, ao comprar um imóvel, automaticamente farão uma dívida. Isso geralmente acontece quando não há pesquisa sobre as alternativas que o mercado oferece.

Veja, se escolher um financiamento imobiliário, mesmo com as taxas reduzidas durante a pandemia, isto certamente vai gerar uma dívida longa, já que os juros são muito altos e o prazo dessa operação pode passar dos 30 anos. Para comprar um imóvel de R$ 200 mil, por exemplo, você terá um custo aproximado de R$ 400 mil.

É fundamental que você entenda que não precisa se endividar para comprar um imóvel, embora seja importante compreender que terá que adaptar suas finanças e fazer alguns sacrifícios, mesmo que tenha folga no orçamento.

Isso inclui reduzir gastos essenciais e cortar da sua lista o que não é essencial. Mas, antes, você precisa saber que é possível comprar esse imóvel sem pagar juros, o que também é uma solução bastante inteligente para não se endividar.

Faça um consórcio
Caso você não saiba, o consórcio é uma das modalidades mais eficientes quando se trata de investimento imobiliário porque não tem juros, apenas uma taxa administrativa absurdamente inferior aos juros dos financiamentos.

Inclusive, sobre o tempo de duração, é importante que você entenda que pode conseguir crédito sem juros rapidamente para comprar um imóvel sem fazer dívida usando esse sistema. Basta que utilize a estratégia dos lances.

Artigo relacionado: Lance embutido: o segredo para “encurtar” a contemplação no consórcio imobiliário

Leve em consideração que, mesmo que você opte pela contemplação tradicional via sorteio, o tempo máximo de duração de um consórcio costuma ser 180 meses, ou seja, metade do tempo de um financiamento imobiliário.

Corte as despesas extras
Sabemos que, na prática, é mais difícil seguir essa orientação do que na teoria, por isso, como prometemos, vamos ajudar você.

Ao contrário do que se pensa, não é preciso deixar de sair, viajar ou fazer passeios em família. O ideal é fazer uma avaliação do quanto de dinheiro é gasto nas suas horas de lazer e diversão, e tentar reduzir uma porcentagem desses gastos, por exemplo:

Você também pode e deve se dedicar a reduzir os gastos essenciais, como as contas de luz e água.

Tenha uma reserva para a documentação
Quando falamos sobre como comprar imóvel sem fazer dívida, não podemos esquecer de reservar uma quantia em dinheiro que cobrirá os gastos com a documentação envolvida na aquisição, e esta é outra vantagem do consórcio imobiliário, já que você pode usar parte da sua carta de crédito para pagar a documentação.

Ao quitar um imóvel, o dono precisa emitir um documento no cartório denominado como registro do proprietário, que serve para comprovar quem é o dono do bem. As taxas referentes a essa documentação variam de acordo com o valor do imóvel.

Além das despesas burocráticas que podem ser previstas na carta de crédito de consórcio, se a sua intenção é morar no imóvel, é preciso programar o valor que essa mudança vai custar, sem esquecer dos custos da vistoria do imóvel que você está morando, caso ele seja alugado.

De qualquer maneira, você terá que lidar com esses gastos, portanto, é importante estar preparado e prever cada um deles.

Por que o consórcio é mais vantajoso que o financiamento?
Nós já citamos acima algumas vantagens do consórcio sobre o financiamento. Mas existem mais alguns benefícios que são importantes que você saiba.

Como dissemos, na pressa, algumas pessoas acabam optando pela solução que parece mais simples: o financiamento. Mas a verdade é que esse caminho pode não ser vantajoso se comparado com o consórcio. Entenda:

Não há entrada
Diferente do contrato do financiamento, para entrar em um grupo de consórcio, não é necessário pagar nenhum valor. Portanto, você não precisa passar anos juntando um montante para dar de entrada.

Pelo contrário, caso você tenha uma reserva em dinheiro, ela pode ser usada para ofertar um lance.

Isso significa que aquele valor que você teria que arrecadar para a entrada de um financiamento, pode ser perfeitamente utilizado para receber o crédito a curto prazo em um consórcio!

Não há cobrança de juros
As taxas de juros exageradas cobradas são um dos maiores problemas relacionados ao financiamento. Isso ocorre pois, sem que o proprietário perceba, quando ele finalizar o pagamento das parcelas, o valor pago será muito acima do valor que o imóvel realmente custa.

Quando você financia, geralmente as parcelas são amortizadas pelo sistema SAC, e isso dá a impressão de que as prestações vão diminuindo, mas a verdade que todo o juro que você paga estão nas primeiras parcelas.

Já o consórcio é uma modalidade que não conta com a cobrança de juros. O único valor que é acrescentado às parcelas é uma taxa de administração, que é paga à empresa responsável por organizar todo o processo. Como já ressaltamos, essa taxa costuma ser aproximadamente 10 vezes menor do que os juros dos financiamentos.

Existe uma ampla variedade de opções
O consórcio conta com diversos planos de aquisição, que variam de acordo com as necessidades do consorciado e o valor do bem desejado. Isso quer dizer que é possível programar o crédito, o valor das parcelas e o tempo de contemplação conforme as suas necessidades.

Reforçamos que, caso você tenha pressa, é possível ofertar lances para adiantar a contemplação e receber a carta de crédito antecipadamente para, enfim, comprar seu imóvel.

Agora que você entendeu que é possível comprar um imóvel sem fazer dívida, sabe que exige um comprometimento e dedicação, mas que é perfeitamente possível.

Lembre-se da importância de fazer um bom planejamento e de que toda renúncia que você fizer no seu orçamento será para realizar essa conquista de ter um imóvel próprio ou aumentar seu patrimônio.

Faça agora uma simulação para conseguir visualizar os valores de parcela e uma sugestão de lance para estar mais próximo dessa conquista sem comprometer o seu futuro com dívidas.