Alugar, comprar ou construir? Veja dicas para te ajudar a tomar essa decisão!

Alugar, comprar ou construir? Veja dicas para te ajudar a tomar essa decisão!

Ao tomar a decisão de morar sozinho, sempre surge a dúvida entre, alugar, comprar ou construir. Afinal, a sua escolha pode fazer toda a diferença dependendo do seu estilo de vida. Os planos para o futuro, a disponibilidade de dinheiro e o seu planejamento financeiro serão os principais fatores determinantes.

Para quem não está certo do lugar que deseja morar ou tem planos de mudança no futuro, o aluguel é uma boa opção. Por outro lado, mesmo que você não saiba exatamente o que deseja, adquirir um consórcio para a compra ou construção de uma casa é uma excelente forma de investimento para o seu futuro.

Confira essas dicas:

Vantagens e Desvantagens de ALUGAR um Imóvel
A principal vantagem de alugar está no dinheiro que é preciso desembolsar para isso. Na maioria dos casos basta ter o dinheiro do aluguel e um calção que varia de uma imobiliária para outra, mas geralmente é o mesmo valor do aluguel. Tudo depende se o seu contrato exige fiador ou não.

O aluguel pode ser também uma boa ideia como uma moradia provisória para quem está pagando um consórcio, por exemplo, já que o objetivo é adquirir um imóvel próprio. O não pagamento de impostos e gastos com manutenção é outro ponto a ser considerado.

O seu trabalho pode ser também um fator determinante para a escolha da moradia. Em muitos casos, a disponibilidade de mudança está entre os pré requisitos e isso deve ser levado em consideração. Se você precisa morar em uma região melhor localizada, alugar é uma opção mais barata que comprar devido a valorização de áreas mais centrais ou com boa infraestrutura.

Entre as desvantagens está o “gasto” com um imóvel que nunca será seu, já que a sua permanência no imóvel depende do período determinado em contrato. Um imóvel é um investimento a longo prazo e mesmo que você não more, ele pode gerar renda para o futuro.

Vantagens e Desvantagens de COMPRAR um Imóvel
A compra de um imóvel sempre é vantajosa desde que sejam considerados dois aspectos: valor de compra compatível com o imóvel e o mercado, e o imóvel tenha passado por inspeção atestando a sua conservação e qualidade da construção.

A compra de um imóvel garante mais estabilidade financeira, possibilitando a venda ou aluguel, caso assim você deseje.

Para quem não gosta de passar pelo estresse de uma obra, comprar um imóvel pronto é a melhor opção, sendo necessário fazer apenas ajustes na pintura e na decoração.

A única ressalva, que não chega a ser uma desvantagem, está no compromisso financeiro que você tem a longo prazo, já que pagar um imóvel requer um compromisso por mais tempo com a prestação que não pode deixar de ser paga. Caso você perca o emprega ou tenha dificuldades financeiras, você corre o risco de perder o imóvel.

Vantagens e Desvantagens de CONSTRUIR um Imóvel
Construir um imóvel garante um controle financeiro maior, já que é você quem decide os acabamentos e consegue pechinchar na compra de materiais e da mão de obra. Outra vantagem está nas escolha da planta e dos acabamentos de acordo com o seu gosto. Ao construir uma casa tudo fica do jeito que você deseja, garantindo menos reformas e customizações em um curto período.

Entre as desvantagens, está o gasto e tempo dedicado a documentação e regularização do terreno e da construção. A burocratização do processo exige tempo e disposição para que tudo fique dentro dos conformes. Imprevistos na construção como atrasos nos prazos e entrega de materiais também pode ser visto como algo negativo para quem tem um prazo mais curto para finalizar o projeto.

Consórcio como um facilitador da sua decisão
Com o consórcio você possui inúmeras vantagens para aquisição de um imóvel próprio, seja para compra, construção ou até mesmo como investimento. Mesmo que você não tenha interesse em morar no imóvel, investir neste tipo de segmento traz inúmeras vantagens a longo prazo. Para quem deseja adquirir um imóvel próprio, mas já paga aluguel, o consórcio é a melhor opção, pois com ele você paga apenas meia parcela até a contemplação, garantindo assim, que você não comprometa toda a renda.

Gostou das dicas? Faça já uma simulação e veja as parcelas e uma sugestão de lance para contemplação.

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.hsconsorcios.com.br/2019/10/alugar-comprar-ou-construir-qual-a-melhor-opcao-para-mim/

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: