A alta da SELIC vai aumentar as vendas do consórcio? Entenda

Compartilhe:

Subida da Selic força procura por alternativas ao financiamento 

A décima primeira alta consecutiva da taxa Selic de 12,75% para 13,25% definida na reunião do Copom de maio deve encarecer as linhas de crédito tradicionais, como consórcio e financiamento nos próximos meses. 

Esse movimento fará com que os consórcios se tornem uma opção mais interessante na hora de comprar um imóvel ou veículo.

A cada dois pontos percentuais de subida da taxa Selic, em geral, sobe 1 ponto percentual a linha de financiamento. O que antes era mais barato, agora, vai ficar mais caro, o que fará o brasileiro procurar novas linhas para a compra desses bens.

Taxa SELIC: consórcio ou financiamento? Vamos entender.

Taxas dos consórcios devem se manter estáveis

Já o aumento da taxa Selic não oferece impacto direto sobre a taxa cobrada pelas administradoras de consórcios. O que acontece é o efeito contrário nas correções.

Na prática, a Selic mais alta faz com que os índices de correção do consórcio como o INCC e IPCA fiquem mais baixos. O movimento a partir de agora deve ser de encarecimento do crédito do financiamento e uma procura maior pelas cartas de consórcio, que vão se manter estáveis no período

Selic em alta: financiamento, consórcio ou investimento?

E quem tem dinheiro investido, quais as melhores estratégias para a compra de imóveis em momentos de alta da Selic? 

Neste caso, analisa as vantagens de comprar um imóvel à vista, financiado ou via consórcio. 

O cálculo para encontrar a melhor opção para a compra de um imóvel deve ser semelhante à análise de um investimento: comparando o quanto se está ganhando ou pagando de juros.

Ao comprar à vista é preciso calcular o quanto se está deixando de ganhar em uma aplicação de renda fixa, por exemplo. Em tempos de alta da Selic, alguns ativos como um CDB podem pagar ao investidor em torno 100% à 120% do CDI.

De acordo com ele, no financiamento, o Custo Efetivo Total da dívida pode chegar a 9% ou 10% a.a. No consórcio, a taxa de administração pode ficar em torno de 25% a 30% no período. 

Ao diluir a taxa pelo prazo do consórcio, de longe, essa é a opção mais barata.

E aí? Agora você já sabe os pontos a abordar para negociar a cota com seu cliente.

Boa Sorte!